Forro mineral proporciona isolamento acústico de diversos ambientes
Novas tendências surgem no mercado a cada ano. Uma delas, segundo Leonardo Filgueiras, diretor da Cotta Mascarenhas, empresa do setor com mais de 30 anos de tradição, é o forro mineral, elemento fibroso que converte parte do som que incide sobre ele em calor. Quanto maior a parcela absorvida (e transformada em calor), maior o isolamento acústico.
Ideal para espaços corporativos, comerciais, escolas, auditórios, cinemas, laboratórios, hospitais, igrejas, bancos e academias, o forro mineral deve ser instalado sob coberturas que possuam tratamento térmico, como lajes e telhas metálicas tipo sanduíche, preenchidas com material isolante. As únicas especificações desse tipo de isolamento é que ele não deve ser exposto a temperaturas superiores a 40°C, nem a umidade relativa do ar acima de 90%. “O forro mineral também não deve ser instalado em áreas externas ou internas abertas”, completa Filgueiras.
A variada gama de especificações e seu formato modular, que permite que a placa seja facilmente instalada ou removida, são as vantagens que tornam o forro mineral um dos mais usados em projetos de isolamento acústico. “Ele é demandado em 90% dos projetos que atendemos em nossa empresa”, completa o empresário. Os preços do m² podem variar de R$ 80 a R$ 300.