Crossfit: Mocinho ou Vilão?
A busca pelo corpo perfeito cresce cada vez mais, com isso o crossfit se tornou um sucesso nas academias. Por ser conhecido como um esporte pesado e ter um ritmo bem intenso, ainda é uma prática que divide muitas opiniões.
O Crossfit é uma prática esportiva que foi criada no ano de 2000 pelo ex-ginasta Greg Glassman. Segundo ele o exercício é um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico em geral.
Os treinos de crossfit são realizados em grupos ? antigamente, em galpões conhecidos como Box, mas atualmente muitas academias reservam espaços somente para a prática dessa modalidade. Por ser um tipo de treinamento que utiliza o peso do próprio corpo na realização das atividades, o crossfit possui aparelhos simples e quaisquer tecnologias, como cordas, bolas, pneus, entre outros.
Estudos comprovaram uma melhora significativa na redução do estresse, perda de peso, flexibilidade, equilíbrio e força física em um curto espaço de tempo, mas -mesmo com todos os benefícios - muitos especialistas ainda criticam a prática pelo alto número de lesões e desgastes às juntas e articulações que pode causar.
Existem dois tipos de treinos, o de quem pratica por lazer e o de quem o faz como preparação e desenvolvimento para competições. Em nenhum dos dois é recomendado que se faça todos os dias, mais uma vez pela alta intensidade dos exercícios.
Agora que você conhece um pouco mais sobre esse esporte e deseja experimentar, o Portal Guiatel recomenda a procura de um especialista para orientá-lo quanto a frequência, tempo de diário, cuidados com postura e articulações, intensidade adequada ao seu perfil e objetivo, bem esclarecer quaisquer outras dúvidas restantes.